Serra de Sicó

CAMINHADA COM ESCALADA

No passado dia 21 de Novembro, a Escola de Montanha preparou mais uma caminhada para o seu grupo de formandos e caminheiros. Desta vez com um elemento novo que foi a possibilidade dos caminheiros experimentarem escalada em rocha.

O local escolhido para início foi a Aldeia dos Poios, pertencente a Pombal, distrito de Leiria. Aqui, fomos recebidos na Quinta de Turismo Rural de S. João, pela proprietária Marinela, que nos acolheu com uma pequena mostra gastronómica local, com licores, compotas, queijos e doçaria. Depois do briefing inicial, a caminhada subiu até à Capela da Sra. da Estrela, que foi aberta para visitarmos o seu interior. Tem uma abóbada natural, formada pelo teto duma gruta. Depois desta breve paragem, foi o momento da experimentação da escalada em rocha. Quem arriscou, gostou!

Seguimos caminho por trilhos de BTT, caçadores e pastores, passando pelos terrenos agrícolas da aldeia de Mocifas de Santo Amaro, já no distrito de Coimbra, curiosamente. Por estas bandas, descemos por um caminho de javalis, até ao terrenos agrícolas do Canhão do Vale de Poios. Um belo vale, ladeado por paredes verticais calcário, que constitui um dos paraísos da escalada em rocha em Portugal. Ao longo dos canhão os caminhantes deliciaram-se com as paisagens, alguns pequenos abismos e bastantes praticantes de escalada, agarrados às paredes, a desfrutar duma belo final de tarde, ao sol.

De volta à Aldeia dos Poios, terminamos a caminhada  na Associação Poiense, que nos recebeu de portas abertas, castanhas assadas e doces locais. Os participantes também tinham vindo preparados com as suas iguarias, tendo-se gerado um belo momento de convívio e partilha gastronómica, até que se fez frio e tarde.

Cada um regressou às suas localidades, às suas casas, às suas famílias e à vida real, que por vezes inclui dias como este!

Este slideshow necessita de JavaScript.

“Boas práticas… em bom ambiente!”

Escola de Montanha

Anúncios
Categories: Uncategorized | Deixe um comentário

Navegação de artigos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: